TRADUTOR

terça-feira, 29 de novembro de 2011

COMO ESTABELECER OBJETIVOS PARA UM TRABALHO

Pesquisadores,
     Na construção de um trabalho científico, é de extrema importância que os seus objetivos sejam bem definidos e claros. Partindo deste princípio,faremos alguns comentarios que irão ajudá-los a elaborar os objetivos do seu trabalho.

OBJETIVO GERAL
    Deve ser amplo, claro, e será semelhante ao nome do seu trabalho. Para construí-lo você deve pensar em algumas questões:
  • Com qual finalidade você está fazendo esse estudo;
  • O objetivo geral deve descrever de modo claro e sucinto uma meta a ser atingida;
  • O objetivo geral pode ser uma proposta que solucione um problema crítico, que você deseja resolver;
  • O objetivo geral pode ser uma proposta que explore uma oportunidade de melhoria;
  • O objetivo geral deve ser claro de modo a explicar o que você realmente deseja obter com o estudo;
  • O objetivo geral pode descrever o comportamento de uma característica ou conjunto de características;
  • O objetivo geral pode propor a analise uma situação.
OBJETIVO ESPECÍFICO
      É hora de promenorizar as coisas, ja que o objetivo geral, muitas vezes é complexo e amplo. Assim, é necessário:
  •  É preciso detalhá-lo em partes menores, tanto quanto for possível; lembre-se que o objetivo geral é mais amplo e o específico pode ser subdividido em partes;
  • Verifique se é possível subdividir o objetivo geral em objetivos menores e menos complexos;
  • O objetivo específico é um detalhamento do objetivo geral. Quando reunimos todos os objetivos específicos, devemos chegar ao objetivo geral da pesquisa

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Hidroginástica '2.0' ajuda a evitar risco ligado à osteoporose

Pesquisadores,
  Este é o resultado prático de uma pesquisa desenvolvida no meu trabalho de mestrado  e de doutorado  de dois outros pesquisadores da UNIFESP publicado na FOLHA DE SÃO PAULO. Vale a pena conferir!


Pesquisadoras da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) apresentaram na última semana um estudo sobre uma forma diferente de hidroginástica. Batizada de HidrOS, ela combina exercícios de força, resistência e equilíbrio, que mostraram bons resultados para prevenir danos ligados à osteoporose.
      A prática da hidroginástica oferece baixo risco de lesões. Mas estudos sobre o impacto da hidroginástica convencional sobre a osteoporose são pouco conclusivos, além de não levarem em conta a incidência de quedas.
Na osteoporose, ocorre a uma perda de cálcio dos ossos. Com isso, qualquer queda traz risco de fraturas graves --daí a importância de exercícios que fortaleçam o osso e melhorem o equilíbrio.
Na pesquisa da Unifesp, dois grupos de 44 mulheres na menopausa foram comparados antes e depois de um período de seis meses. O grupo controle não fez atividades físicas regulares. O outro fez uma hora de exercícios na piscina, três vezes por semana. Ambos os grupos receberam suplemento de cálcio e vitamina D.
A HidrOS é uma hidroginástica de alta intensidade. Consiste em movimentos "mais rápidos e mais intensos em menos tempo, só usando a resistência da água ao próprio corpo", explica Linda Moreira Pfrimer, coordenadora do estudo.
O segredo, diz ela, é pouca repetição e muita carga, ou seja, máxima velocidade de movimentos na água, o que fortalece ossos e músculos.
Não houve mudança no grupo controle. Já o grupo que fez a HidrOS apresentou aumento na força do quadril, nos músculos da coluna e na preensão manual.
Antes, 40 mulheres tiveram quedas. Depois de meio ano se exercitando, só dez caíram. "Idoso não precisa de exercício de repetição. Precisa de carga em tempos curtos, que gere força para melhorar o equilíbrio e fortalecer o osso", diz Pfrimer.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO .

domingo, 16 de outubro de 2011

6 MOTIVOS PARA USAR OS TABLETS EM SALA DE AULA E NA PESQUISA

1) Nos tablets fica fácil mostrar textos e apresentações
O gadget oferece uma experiência de e-books única com sons, vídeos e imagens. Esses elementos são impossíveis de serem incorporados em livros impressos. Ler sobre música? Não é possível escutá-la no gadget. Por que ver uma imagem de discurso se com um toque é possível vê-lo? O resultado de usar esse tipo de aparelho é uma experiência mais integrada que deixará os estudantes mais entusiasmados e atentos.

2) Os alunos estão prontos para a tecnologia
Ainda que os tablets sejam um fenômeno recente, muitos estudantes já usam tecnologias como smartphones há muito tempo e já estão acostumados com a tecnologia touch screen. As escolas e universidades não utilizarem a tecnologia já existente desestimula os estudantes.
Muitos já estão acostumados a usar o gadget em tarefas além de jogos e acesso a redes sociais. De acordo pesquisa realizada pela Nielsen, 35% dos usuários do gadget já não usa muito seus computadores e 32% de usuários de notebooks e computadores também já optam por trocar de plataforma.

3) O gadget cabe na vida dos alunos
O tablet é fino e leve, o que facilita muito o transporte de casa para a aula. Além disso, a bateria não acaba rápido evitando assim transportar o carregador junto. Esqueceu o que o professor disse na aula? É possível escutar todo o áudio e pegar as melhores anotações mais calmamente em casa.

4) Desenvolvimento de softwares
Muitos softwares estão sendo desenvolvidos especialmente para tablets. Eles estão muito compatíveis com as aulas, pois permitem acesso a conteúdos online, entre outros. Um aplicativo que pode ser muito útil é o Blackboard que passa todas as informações escritas na lousa para o aparelho dos estudantes.

5) Tablets integram tendências
Os estudantes buscam aprender as informações com novas experiências e os tablets se alinham a esse desejo devido à portabilidade e conectividade que eles proporcionam. Os estudantes podem, então, trabalhar em qualquer lugar do campus ou da escola e tem a certeza de que o trabalho está salvo na central e acessível em qualquer aparelho.

6) O gadget se torna a cada dia mais disponível
Um dos principais motivos da demora do tablet para entrar no campo da educação foi que não era cessível a toda população. Entretanto esse cenário começa a ser modificado especialmente pela diminuição do preço de custo e do surgimento de outros modelos e marcas.

FONTE:UNIVERSIA

sábado, 15 de outubro de 2011

TECNOLOGIA EM PESQUISA

Pesquisadores que curtem tecnologia,
    Fiquem atentos para estas dicas de aplicatios para o seu iPad!O Pages, o Keynote e o Numbers para iPad permitem criar documentos, apresentações e planilhas de alta qualidade com apenas um toque do seu dedo. O Pages é um processador de textos ágil, com práticas ferramentas de layout e um grande teclado em tela. Com o Keynote, é fácil criar apresentações com efeitos e animações surpreendentes. Com o Numbers você cria planilhas atrativas e fáceis de entender, com gráficos e tabelas, em questão de minutos. E quando terminar o que estiver fazendo, dê um toque no ícone do AirPrint para imprimir o que desejar, diretamente do seu iPad. Você também pode importar e exportar vários formatos de arquivo, inclusive documentos do Microsoft Office, para que possa trabalhar no seu computador e no iPad e também com usuários de PC.
   Para mais dicas, acesse :http://www.apple.com/br/students/ipad/!

domingo, 2 de outubro de 2011

O QUE SE DEVE ATENTAR PARA NÃO DEIXAR BURACOS NO ARTIGO.

 2. Por Revisão Sistemática.
    
     Empregada inicialmente na medicina e utilizada hoje de forma abrangente por todas as áreas do conhecimento, a revisão sistemática da literatura é a maneira mais adequada, respeitada e não usual ou tendenciosa de produzir uma revisão.
     A revisão sistemática deve possuir um determinado critério sobre a busca e transcrição do tema a ser pesquisado e desenvolvido. O critério adotado deve ser explícito de forma que todo e qualquer pesquisador possa medir a qualidade, conseguir reprodutibilidade por outros pesquisadores. Uma maneira interessante de realizar a revisão é procurar artigos no ISI-WEB OF SCIENCE e usar o critério dos artigos mais citados ou ainda,  capturar artigos que as palavras chave sejam muito próximas a sua realidade. Esta técnica é mais aceita por revistas de qualidade do que as revisões simples.
    EM CASO DE DUVIDA DEIXE SEU RECADO/COMENTÁRIO. E não esqueça de marcar sua leitura.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O QUE SE DEVE ATENTAR PARA NÃO DEIXAR BURACOS NO ARTIGO.

1. Pesquisa Original.          

     O artigo deve possuir: Introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão. A introdução deve contar sobre o assunto, como andam os estudos na área e ao final deve-se contar o objetivo da pesquisa. A metodologia deve ser feita uma descrição de como foi feito o experimento, não deixando duvidas. Os resultados parte importante da pesquisa, é ele que valida o resultado do trabalho, nele deve conter gráficos, tabelas de modo que não estejam poluídos para melhor explicar os achados e melhorar a aparência. A discussão parte importantíssima e que sempre gera dúvidas. É na discussão que comparamos os resultados achados com os dados de outros trabalhos científicos, lembre-se é uma comparação, compare cada figura, tabela, cada achado com a literatura é nessa etapa que se perde mais tempo. Faça uma boa pesquisa e feche bem as lacunas. Na conclusão o autor deve responder aos objetivos expostos no trabalho e assim fechar a pesquisa. O artigo, dissertação ou tese deve conter TODOS esses tópicos atentando sempre para não se esquecer de nada do que foi descrito acima. Use sempre BIBLIOGRAFIA ATUALIZADA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

COMO SALVAR ARQUIVOS NAS NUVENS

Pessoal
     Sabe aqueles arquivos que você colocou num pen drive que desapareceu, ou que estavam no seu computador e ele quebrou, ou ainda que você achou muito legal, mas na hora de salvar não tinha aonde????Não tem mais desculpa para perder arquivos pois agora você pode salvar tudo nas nuvens!!
      A ferramenta da microsoft  chamada Office Web Apps permite que o usuario salve o que quiser gratuitamente no SkyDrive. Acesse e confira!!!